Um irmão me perguntou: Há uma relação entre porta estreita e a Física Quântica?
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 7.13-14)
“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que esta nos céus” (Mateus 5.48).
Bem, a porta larga é aceitar tudo como é, como está, porque é mais comodo, mais fácil. Porque não desprende maiores esforços.
É o caminho seguido muitas vezes por indivíduos com boas intenções mas que não estão dispostos a ir além do que lhe são apresentados.
Que ainda mantêm o apego títulos e prêmios, principalmente quando usados como alimento para o ego, é ignoram o pedido de socorro do próximo.
A porta estreita é o caminho do domínio próprio, da consciência desperta, da difícil tarefa de dominar a si mesmo, esse é o esforço de passar pela porta estreita.
Para exemplificar esse esforço de despertar veja essa pequena estória (do livro: Libertação – André Luiz. Psic. por Xico Xavier).
Uma lenda egípcia conta a jornada de peixinho vermelho que habitava um pequeno lago artificial com uma comunidade de peixes, esse lago era resultado do desvio de um riacho, essas águas represadas abrigavam esses peixes que tinham à sua disposição alimento a vontade e apesar do lago ser pequeno estavam todos satisfeitos com a vida que levavam.
Um dos peixinhos que gostava de explorar encontrou no lago uma pequena grade com fendas muito estreita pela qual ele não conseguia passar. Ele observou que a água do pequeno lago escoava através dessa passagem.
Tentou passar pela estreita fenda porém não conseguiu e decidiu que deveria passar por um custoso processo de perder medidas, finalmente depois de muito esforço, dedicação e disciplina alcançou o mérito de passar pela “estreita passagem”.
Após passar pela fenda ele alcança um curso d’água, um pequeno riacho.
Nesse riacho ele encontra outros peixes que ele nunca havia visto, alimentos que nunca havia provado.
Continua percorrendo o riacho ate chegar a um enorme rio onde ele encontra peixes muito maiores e uma paisagem muito diferente do que estava acostumado. Seguindo o curso do grande rio ele chega ao oceano, conhece a vastidão do lugar, a riqueza de diversidade e de animais que ele jamais poderia imaginar que existisse e passa a viver feliz em um recife de coral, muito bonito.
Desfrutando do novo ambiente e das riquezas(Conhecimentos e experiencias) que ele proporciona, ele se lembra dos amigos que deixou para trás e resolve então, pelo bem desses companheiros, a voltar.
A partir daí ele empreende uma longa viagem de muito esforço nadando contra a correnteza para avisar ao amigos da vida limitada em que eles viviam e das infinitas
possibilidades que estavam esperando todos aqueles, que como ele, decidissem a abandonar as velhas crenças.
Quando ele finalmente completa o caminho de volta, vai extremamente animado, contar aos seus colegas a existência desse novo mundo, totalmente diferente, bem como um relato de todas a possibilidades possíveis e inimagináveis. Após ouvi-lo eles então o ridiculariza.
Os poucos que nele acreditaram o segue e ao chegarem na fenda descobrem que pra penetrar nesse outro mundo teria que empreender o grande processo de passar pela “porta estreita” e chegam a conclusão, que, onde eles estão tem tudo que eles precisam e decidem a não segui-lo. Ele então, muito triste retorna para o oceano, pois já não conseguiria continua ali haja vista que, uma mente que se expande jamais volta ao tamanho que era antes.
A porta estreita é uma alegoria usada principalmente pelas religiões para passar a lição que que não se adquire um lugar no paraíso sem desprender uma quantidade de esforço e disciplina. Consiste em primeiro crer para depois ser ou ter.
Em relação à mecânica quântica e a toda a sua essência não seria diferente. Nela parte-se do principio que seu pensamento(Consciência) tem o potencial de alterar a realidade, afinal somos todos pura energia.
Existe um consenso de que tudo é feito de átomos e no interior do átomo, o que mais existe é espaço vazio(99,9999999999999%). Se o átomo fosse do tamanho de um campo de golfe, o núcleo teria aproximadamente o tamanho de um dos buracos. Todo esse espaço é então preenchido por algo conhecido como vácuo quântico.
O vácuo quântico pode ser descrito como um mar de energia infinita de onde tudo nasce.
Esse oceano de energia permeia todos os átomos que constroem tudo que existe.
Dito isso, tenha apenas em mente que a física quântica não vai preencher seu imenso vazio interior. Pelo contrário: você será transformado em uma mera possibilidade.
Segundo cientistas, não é possível, na mecânica quântica, calcular a posição exata de uma partícula mas apenas a probabilidade de encontrá-la em diferentes lugares. Em outras palavras, essas mesmas partículas também se comportam como ondas.
Experimentos no campo da mecânica quântica mostraram que um elétron pode se comportar como onda ou partículas e que esse comportamento é influenciado por uma consciência observadora. Essa dualidade caraterística do elétron é chamada pelos cientistas de dualidade onda/partícula e isso abre milhares de possibilidades e
questionamentos tipo; somos matéria ou energia? O elétron é partícula ou onda?
A resposta para as duas perguntas é a mesma, somos tudo ao mesmo tempo. A mecânica quântica, de um modo geral é a física das probabilidades.
Se nada do que do que foi posto aqui fez sentido, não devemos nos preocupar.
A ideia que elétrons são como pequenos planetas comportados, dando voltas perfeitas num vazio, nem tão vazio, em torno do núcleo do átomo, pertence à física clássica e a quase um seculo os teóricos da mecânica Quântica sabem que quando estamos lidando com coisas muito pequenas é necessário um outro conjunto de equações que descrevem a realidade com muito mais precisão.
Segundo o físico e filosofo Osnir Ramos, quando a consciência faz contato com o objeto quântico, ele imediatamente se materializa na nossa realidade, através do Colapso da Função de Onda. A relação entre a consciência e o objeto quântico é uma relação de dominação por parte da consciência. A consciência tem o poder de criar!
Então baseado nos preceitos básicos da mecânica quântica a sua consciência interfere no ambiente em que você está inserido e o altera, sendo assim o triangulo pensamento, palavra e ação é criativo, envia energia ao universo.
Você é aquele que decide quem você realmente é e quem que ser. Tudo que você vê em seu mundo é resultado da sua ideia sobre ele, até o ato de resistir a alguma coisa é o ato de conceder-lhe vida, quanto mais você resiste, mais energia você coloca, mais se torna real.
O processo de criação começa com um pensamento, uma concepção, uma visualização.
Não existe nada no mundo lá fora que não foi um dia um pensamento na cabeça de alguém, que não fosse primeiro um pensamento puro.
O pensamento é o primeiro nível da criação, depois vem a palavra.
Tudo que dizemos são pensamento expressos, em seguida vem a ação, da mesma forma ação são palavras em movimento, palavras são pensamentos expressos, pensamentos são ideias formadas.
Em média, uma única pessoa tem mais de 6.000 pensamentos por dia, sugere uma nova investigação sobre o cérebro humano levada a cabo por especialistas em Psicologia da Universidade Queens, no Canadá. (https://www.mentalflix.com.br/)
Qual seria o seu pensamento mais elevado sobre si mesmo? Imagine o que você seria se tivesse esse pensamento todos os dia?
magine como você gostaria que a sua vida fosse e mude para isso. Verifique cada palavra, cada pensamento e cada ação que não estão em harmonia com o seu objetivo e afaste-os.
Quando tiver um pensamento que não está alinhado com a sua visão superior mude para um novo pensamento, e de novo, e de novo… Quando você disser algo que não está alinhado com a sua ideia maior tome nota para não dizer nada assim novamente, e quando fizer algo que esteja desalinhado com a sua melhor intenção, decida fazê-lo pela ultima vez. Isso exigirá um tremendo esforço físico e mental, implicará em um monitoramento momento a momento de suas palavras, ações e pensamentos. Irá envolver escolhas continuas feitas conscientemente.
Todo esse processo é uma mudança maciça de consciência. O que descobrirá se enfrentar esses desafios é que passou a metade da vida inconsciente, e experimentando as consequências desses pensamento, palavra e ações. Então quando experimenta esses resultados, nega que seus pensamentos , palavra e ações tenham algo a ver com eles. Essa é a porta estreita.
Mudar isso é o único bom combate que existe.
“Se você acha que entendeu a física quântica, é porque você não entendeu” – Richard
Feynman, Premio Nobel.
José Rocha – Estrela de Davi II Nº 242.
Fontes:
Super – https://super.abril.com.br/ciencia/4-grandes-fatos-sobre-o-nada/ (20/09/2021 22:00)
Conversando com Deus I – Donald Walsh, Neale – Editora Ediouro.
As novas Revelações – Donald Walsh, Neale – Editora Rocco.
A Física Quântica na vida real pdf – Ramos, Osnir –
